top of page

SINCRONIZADO: Com festa e adeus, Brasil cumpre missão


Foto de Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Honra. Essa foi a palavra escolhida para as meninas do nado sincronizado na sua apresentação no Parque Aquático Maria Lenk. É impossível, sabe-se, competir com Rússia, Japão, China, Ucrânia e Itália. Então, a animação e a alegria foram o combustível para as apresentações de Bia e Branca Feres, Lara Teixeira, Maria Eduarda Miccuci, Luisa Borges, Maria Bruno, Pamela Nogueira e Lorena Molinos para suas apresentações, na tentativa da maior nota já conseguida pelo nado sincronizado brasileiro. E deu muito certo!

Na primeira apresentação, com o tema Motoqueiras, durante a rotina técnica com elementos obrigatórios, as garotas começaram a acelerar ao som de Black Betty, do Ram Jam (coreografia esta que este repórter viu pessoalmente em Janeiro) e impressionaram os jurados e o público, que ovacionou as meninas depois das alçadas e do voo de Lorena. O resultado foi uma grandiosa nota, além do esperado: 84.7985 de pontuação (25.500 de execução; 25.8000 de impressão artística; 33.4985 de elementos), mais do que os 82,937 de Kazan.

Na rotina livre, o show foi maior: a coreografia Carnaval, com as vozes das meninas e de Ivete Sangalo (que canjeou Aquarela do Brasil), num samba-axé que empolgou o público, esquentou ainda mais a Barra. Voos sensacionais e um Cristo de Lorena arrancaram ovações da galera e elogios dos jurados. Nisso, a nota foi até maior: 87,2000, com direito a elogios de Tatiana Prokoviskaya, a técnica campeã da Rússia: "Gostei muito da apresentação. Agora sim! Estão chegando. Foi com vigor, com energia do início ao fim, com acertos nos elementos mais difíceis e com a cara do Brasil!". O total foi de 171,9985, rendendo um bom sexto lugar.

"A gente recebeu uma nota muito maior do que na rotina técnica, e isso deixou a gente muito feliz, a gente se sentiu muito bem na água, as alçadas saíram. Então, a gente cumpriu o nosso papel. O que a gente se propôs a fazer foi deixar um espetáculo na água, e a gente conseguiu", disse a (pela primeira vez vamos dizer isso) ex-atleta e ex-capitã Lara, que, depois desta apresentação, encerrou uma linda carreira. "Foi mesmo a minha última nadada, me aposentei aqui da seleção e fechei com chave de ouro. Quando saí de São Paulo, meu plano, junto com a minha família, era trabalhar para disputar essa Olimpíada e depois me aposentar. Não podia ter sido melhor e estou super orgulhosa de estar aqui. Agora pretendo trabalhar com gestão esportiva. Vou curtir um pouquinho de férias e depois quero trabalhar, pode ser em um clube pequeno, em uma confederação, eu vou estar feliz porque quero trabalhar com esporte. Foi muito gratificante conseguir vir até aqui e agora vou fazer outra transição. Foram 20 anos de nado sincronizado, tive vontade de chorar ali no final, porque passa um filme na cabeça quando você acaba, mas eu não quis ficar pensando. Quis curtir cada segundo e foi o que fiz desde que entrei na seleção de volta", disse ela, que agora está organizando o Simpósio Internacional de Nado Sincronizado para Deficientes, que acontecerá em Santos, no início de Setembro. Um grand finale para uma carreira espetacular!

Ah, para variar deu Rússia, com 196,1439, sendo elas pentacampeãs olímpicas e confirmando o favoritismo com a coreografia Anjos. China e Japão completaram o pódio.


(informações da Globo.com e da CBDA - foto de Satiro Sodré/SSPress/CBDA)


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page