top of page

Só o vídeo decidiu a vitória holandesa


A Holanda é o novo país da maratona aquática. O título, que outrora pertenceu ao Brasil, agora é neerlandês, depois da vitória de Ferry Weertman (HOL) na parte masculina dos 10 km nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Mas a vitória foi difícil até, porque a prova foi complicada.

Para começar, houve uma grandiosa disparada de um atleta de quem nada se esperava: Jarrod Poort (AUS). Líder desde o primeiro minuto, ele chegou a abrir uma sensacional disparada, chegando a quase dois minutos de vantagem da concorrência, numa estratégia quase suicida, e dominou três das quatro voltas.

Mas na última, a ousadia cobrou o preço: ele foi superado por um grande pelotão, ao qual estavam, além de Ferry, Jack Burnell (GBR), Marc-Antoine Olivier (FRA), Jordan Wilimowski (EUA) e Spiros Giannotis (GRE). Nos dois quilômetros finais, ambos se alternaram na liderança e não poderia se saber quem ganharia a prova.

Foi só na parte final que o holandês e o grego se alternaram na liderança e chegaram praticamente juntos. E, juntos, tocaram a borda final. Ninguém sabia quem tocara primeiro. Mas, na confirmação do vídeo, se viu que o grego, veterano, errou quando não podia, justo na última borda, e o holandês, não. Vitória de Ferry, com o mesmo 1:59:52.80 do grego, que ficou com a prata. O bronze foi francês, de Marc-Antoine, com 1:53:02.00. Burnell, que não fez pódio, acabou desclassificado.

Allan do Carmo (IDEB) não tinha muitas chances. Chegou a estar em oitavo lugar, mas o mar não lhe favoreceu e ele foi só o décimo sétimo posto, com 1:53:16.40. "Mas não tem problema. Só de ter estado lá, já é um campeão", disse o pai, seu Walmir.

Termina assim a maratona aquática em Copacabana, com um novo país-rei. Pelo menos tivemos um bronze...

(informações do Best Swimming, Yes Swim e SwimSwam - foto de Ezra Shaw/Getty Images)

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page