Dia 1: Palpites
Senhoras e senhores, iniciados os Jogos Olímpicos Rio 2016, vamos apresentar aqui os nossos primeiros palpites com vistas às provas de natação, prova por prova. Claro que, por não ser tão especialista como o Coach Pussieldi nem as meninas do Yes Swim, elas não tem valor científico. É só um palpite de um torcedor. Nós incluiremos os pódios e as posições possíveis dos brazucas, lá estando. Vamos ao dia 1, com as provas eliminatórias:
400 MEDLEY MASCULINO
Vencedor em 2012: Ryan Lochte (EUA)
Bem, não teremos Lochte, nem Thiago Pereira, que fora prata há quatro anos. Mas Kosuke Hagino (JAP), bronze, tem sido regular neste ciclo olímpico, e, inclusive, tem o melhor tempo deste ano, 4:08.85. Também teríamos de prestar atenção em Daiya Seto (JAP), que é o terceiro. Para tentar atrapalhar os planos de uma dobradinha japonesa, temos os norte-americanos Jay Litherland e Chase Kalisz, estes que brilharam no Trials. David Verraszto (HUN) também é um nome para se prestar atenção, apesar de não ter sido tão brilhante em 2016. Já Brandonn Pierry ainda está naquela fase do aprendizado, mas, se melhorar, pode ser que ele seja finalista.
Meu pódio então seria: Kosuke Hagino ouro, Daiya Seto prata e Chase Kalisz bronze.
100 BORBOLETA FEMININO
Vencedora em 2012: Dana Vollmer (EUA)
Dana, vencedora de 2012, não é mais a mesma daquela Olimpíada de Londres. Pesca um bom resultado aqui, outro ali, mas perdeu o favoritismo, embora eu ache que ela tem ainda uma chance. A medalhista de prata daquele entonces, Lu Ying (CHN) também está dentro e pode até medalhar. Mas absolutamente não há como não se prestar atenção em Sarah Sjostrom (SUE). Recordista mundial, é a melhor do mundo na atualidade e acho difícil que ela perca esse ouro. Pela prata, além da chinesa, disputariam Jeanette Ottesen (DIN), Emma McKeon (AUS), Rikako Ikee (JAP), Kelsi Worrell (EUA) e Penny Olaksiek (CAN). As brasileiras Daynara de Paula e Daiane Dias foram bem balizadas nas eliminatórias. E com um pouquinho mais de melhora tanto quanto apresentaram neste ciclo, devem pegar final ou, na pior das hipóteses, semifinal.
Meu pódio seria: Sarah Sjostrom ouro, Jeanette Ottesen prata e Lu Ying bronze.
400 LIVRE MASCULINO
Vencedor em 2012: Sun Yang (CHN)
Sun Yang (foto) pode ser o que for, mas continua favoritíssimo nas provas de longa distância. Entretanto, pelo atribulado ciclo, não ficou tão bem balizado, mas é raia 4 na penúltima eliminatória. A concorrência, porém, é enorme: Mack Horton (AUS), James Guy (GBR), David McKeon (AUS) e Connor Jaeger (EUA) tiveram um ciclo olímpico maravilhoso e vão disputar o ouro, sem dúvida. A Luis Altamir, acredito que ele vai ficar nas eliminatórias, mas deve mostrar muito mais em Tóquio.
Meu pódio seria: Sun Yang ouro, James Guy prata e Mack Horton bronze.
400 MEDLEY MASCULINO
Vencedora em 2012: Ye Shiwen (CHN)
Ye Shiwen, que bateu WR (4:28.43) na prova de Londres está na jogada novamente, mas acho difícil ela repetir o bi. Nem preciso dizer que Katinka Hosszu (HUN) vive fase espetacular. Mas é bom ficar de olho em Hannah Miley (GBR), Mireia Belmonte (ESP), Maya Dirado (EUA) e Sydney Pickerem (CAN). Essas disputam o pódio com a chinesa, que pode surpreender. Para Joanna Maranhão, acho difícil uma final, até pelo nível alto desta prova. Mas pode ser que ela surpreenda.
Meu pódio seria: Katinka, ouro, Hannah prata e Shiwen bronze.
100 PEITO MASCULINO
Vencedor em 2012: Cameron Van Der Bergh (AFS)
É a prova mais difícil do primeiro dia para ser feita qualquer previsão. Só o ouro eu acho certo que é de Adam Peaty (GBR), a grande revelação deste ciclo. Mas é difícil decidir. Van Der Bergh está entre altos e baixos, Ross Murdoch (GBR), Giedrius Titenis (LTU) estão correndo por fora, temos Kevin Cordes, que fez renascer o nado peito americano, e, claro, nossos brazucas Felipe França e João Luiz Gomes Júnior. O problema é que o nervosismo atrapalhou Felipe em Kazan e João pode surpreender, mas acho difícil medalhar.
Este pódio é completamente chutado, mas lá vai: Peaty ouro, Cordes prata e Felipe bronze. Seja o que Deus quiser...
REVEZAMENTO 4 X 100 LIVRE FEMININO
Vencedor em 2012: Austrália
É uma grande disputa para saber quem tem a supremacia no nado livre. A Austrália é dominante na prova, por ser campeã olímpica e mundial, mas olho nas holandesas e norte-americanas. As brasileiras, creio eu, não devem ainda pegar final, a não ser por um milagre. É o que a razão diz. Mas a emoção acha que elas vão lá.
Meu pódio, porém, é o mesmo da maioria das jornadas: Austrália ouro, Holanda prata e EUA bronze.
Lembremos: finais no mesmo dia, só de 400 para cima. Então, amanhã, entre as semis e as finais, as previsões do dia 2.
(foto da Reuters)